Começou a valer nesta segunda-feira (5) o reajuste dos preços dos Correios pelo serviço de despacho postal, pago por pessoas que recebem encomendas internacionais. O preço subiu de R$ 12 para R$ 15.
Os Correios destacam que o aumento reflete a alta de custos para a execução do serviço, que foi lançado em 2014 e, desde então, não sofrei nenhum reajuste de preços.
Em nota, a empresa diz que “concorre com empresas privadas e o cálculo do reajuste é baseado na variação dos custos, tendências do mercado e evolução do cenário comercial de livre concorrência”.
“O despacho postal é o valor pago pelos importadores em razão da prestação dos serviços de suporte postal e apoio administrativo às atividades de tratamento aduaneiro e tem o objetivo de cobrir os custos com o processo de recebimento dos objetos, inspeção de raio X, armazenagem, recolhimento dos impostos, comunicação com destinatário e remetente, além da devolução da encomenda quando o destinatário não realiza o pagamento dos tributos”, diz ainda a nota da empresa.
Segundo os Correios, desde 22 de janeiro de 2018, todas as encomendas internacionais cuja declaração de importação for registrada na plataforma eletrônica “Minhas Importações” estarão sujeitas à cobrança do serviço de despacho postal, independentemente de serem tributadas pela Receita Federal.
Essa plataforma foi lançada no final do ano passado, em parceria com a Receita Federal, com o objetivo de realizar fiscalizações de maneira automática.
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/comeca-a-valer-novo-preco-de-despacho-postal-dos-correios-para-encomendas-internacionais.ghtml

Publicado em 10 de Jul de 2018